SECRETARIA DE TURISMO DE GAROPABA

Garopaba tem sua origem na língua dos primeiros habitantes da região, os índios Tupi-Guaranis e que significa: ygá, ygara, ygarata ( arco,embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada).

O Primeiro relato da história de nossa cidade, é datado em 24 Junho de 1525, quando o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, para fugir de um temporal, aportou o Navio Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba.

O primeiro povoado só surgiu em 1666 formado de imigrantes açorianos e estes aproveitaram a enseada natural de barcos, que se torna um local atrativo para caçar baleias, comercializando seu óleo e barbatanas.

Com uma história marcada pela força humana unida à divina, o Padre italiano Rafael Faraco, que viria a exercer papel de fundamental importância no crescimento da localidade, é o responsável pela criação da Vila de Garopaba em 1877. Após vários anos de lutas e conquistas, em 30 de Dezembro de 1961 firma sua posição de Município.
É nesta terra com a riqueza das águas, que a pesca é a maior fonte de renda do município, que também desenvolve o turismo, as atividades agrícolas, comerciais e industriais aceleradamente.

Com uma comunidade sempre acolhedora, você é nosso convidado especial para aproveitar as belezas naturais das mais belas e límpidas praias do sul do País, conhecidas internacionalmente pelos points de surf, além da exuberância do meio ambiente, com seus morros verdejantes e toda a alegria e diversão quem banham este lugar único da costa brasileira.